Elon Musk envia um email extraordinário para os funcionários da Tesla


Uma análise detalhada de um novo e-mail de Elon Musk ensina algumas lições importantes.


A Tesla, fabricante de automóveis elétricos liderada por Elon Musk , está se preparando para entrar em uma nova fase de atividade enquanto aumenta a produção de seu modelo de mercado de massa 3. Em um email recentemente obtido pelo site automotivo Jalopnik, Musk traça planos para ir de produzir aproximadamente 2.000 veículos por semana (o que é atualmente) para 6.000 veículos por semana.

Será interessante ver se Musk pode cumprir esses objetivos. (A Tesla tem lutado para atender aos objetivos de produção anteriores, geralmente perdendo a marca.)

No entanto, a mensagem de Musk revela algumas lições brilhantes de comunicação , incluindo as seguintes:

ELOGIE E ELOGIE.

"Em primeiro lugar, parabéns. Estão em ordem! Completamos agora a nossa terceira semana produzindo mais de 2000 Modelo 3 veículos .... Isso é mais do que a taxa dupla de Tesla produção semanal do ano passado e uma incrível façanha em face dos muitos desafios! É é extremamente raro para uma empresa automotiva aumentar a taxa de produção em mais de 100% de um ano para o outro ".

Musk conclui o e-mail com encorajamento semelhante, quando agradece ao pessoal da Tesla por "realizar milagres todos os dias" e confirma que isso realmente "importa".

A Tesla ficou muito aquém das metas de produção anteriores, mas isso não impede que Musk se concentre no positivo - e oferece ao seu pessoal elogios sinceros e específicos.

DESCREVA CLARAMENTE AS EXPECTATIVAS - COM ESTILO.

"A maioria das tolerâncias de design do Modelo 3 já é melhor do que qualquer outro carro no mundo. Em breve, elas serão todas melhores. Isso não é suficiente. Continuaremos até que a precisão de construção do Modelo 3 seja dez vezes melhor do que qualquer outro carro no mundo, e eu não estou brincando”.

"Nosso carro precisa ser projetado e construído com tal exatidão e precisão que, se um proprietário mede dimensões, folgas do painel e flexibilidade, e suas medidas não correspondem às especificações do Modelo 3, significa apenas que a fita métrica está errada”.

"Alguns fornecedores de peças não estarão dispostos ou não conseguirão atingir esse nível de precisão. Entendo que isso será considerado uma solicitação irracional por alguns. Tudo bem, há muitas montadoras com padrões muito mais baixos. Elas simplesmente não podem trabalhar com Tesla ".

Musk poderia ter comunicado tudo isso de maneira mais simples, mas não seria tão inspirador. Ao esforçar-se para alcançar os funcionários em um nível emocional, ele incentiva a aceitação de sua visão.

APRENDA COM AS CRÍTICAS.

"Uma crítica justa feita à Tesla por críticos externos, é que você não é uma empresa real a menos que você gere lucro, significando simplesmente que a receita excede os custos. Não fazia sentido fazer isso até alcançar economias de escala, mas agora é possível”.

"No futuro, seremos muito mais rigorosos em relação aos gastos. Pedi à equipe de finanças da Tesla que vasculhasse todas as despesas em todo o mundo, por menor que fosse, e cortasse tudo que não tivesse uma justificativa de valor forte."

Musk continua a descrever problemas específicos que ele considerou decepcionantes, incluindo um grande número de empresas contratadas pela Tesla, "como um boneco russo de empreiteiro, subcontratado, sub-subcontratado, etc. antes de você finalmente encontrar alguém fazendo o trabalho real". Isso se traduz em "muitos gerentes intermediários adicionando custo, mas não fazendo nada obviamente útil". Musk também cita o problema dos contratos que não têm "preço fixo e duração, o que cria um incentivo para transformar montículos em montanhas, já que eles nunca querem acabar com o trem do dinheiro".

Com esses poucos parágrafos, Musk encoraja os trabalhadores a aprender com as críticas feitas contra a empresa. Ao mesmo tempo, ele usa essa crítica para identificar áreas claras de melhoria.

COLOQUE TODOS NA MESMA PÁGINA.

No final do email, Musk oferece "algumas recomendações de produtividade":

Nas reuniões:

"Por favor, segure todas as grandes reuniões, a menos que tenha certeza de que elas estão fornecendo valor para todo o público, e neste caso, mantenha-as muito curtas.

"Também se livre de reuniões freqüentes, a menos que você esteja lidando com um assunto extremamente urgente. A frequência de reuniões deve cair rapidamente quando a questão urgente for resolvida.

"Saia de uma reunião ou saia de uma ligação assim que for óbvio que você não está agregando valor. Não é rude sair, é rude fazer alguém ficar e perder tempo."

No jargão:

"Não use acrônimos ou palavras sem sentido para objetos, software ou processos na Tesla. Em geral, qualquer coisa que exija uma explicação inibe a comunicação. Não queremos que as pessoas tenham que memorizar um glossário apenas para funcionar na Tesla."

Na comunicação interna:

"A comunicação deve viajar pelo caminho mais curto necessário para realizar o trabalho, não através da 'cadeia de comando'. Qualquer gerente que tente impor a comunicação da cadeia de comando logo se verá trabalhando em outro lugar.

"Uma das principais fontes de problemas é a falta de comunicação entre os departamentos. A maneira de resolver isso é permitir o livre fluxo de informações entre todos os níveis. Se algo é feito entre departamentos, um colaborador individual precisa falar com seu gerente, que fala para um diretor, que conversa com um vice-presidente, que conversa com outro vice-presidente, que fala com um diretor, que fala com um gerente, que fala com alguém que está fazendo o trabalho real e que tudo vai acontecer. Falar diretamente e apenas a coisa certa vai acontecer.

"Em geral, sempre escolha o senso comum como seu guia. Se seguir uma 'regra da empresa' é obviamente ridícula em uma situação particular, de tal forma que seria uma grande caricatura de Dilbert , então a regra deveria mudar."

Como o CEO da empresa, Musk é responsável pela cultura da Tesla. Com essas dicas, ele faz um ótimo trabalho em deixar sua posição clara. Dessa forma, todo mundo entende quando alguém sai de uma reunião, deixa uma ligação ou vai diretamente para um chefe de departamento para comunicar um problema - sem fazer perguntas.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM AÇÃO.

Este e-mail é um exemplo perfeito de como a boa comunicação faz mais do que transmitir claramente uma mensagem - ela se esforça para alcançar as pessoas em um nível emocional, para motivá-las à ação.

Naturalmente, a comunicação emocionalmente inteligente é apenas o começo. Musk e sua equipe enfrentam um formidável desafio para avançar, e a chave estará em quão bem eles executam os princípios apresentados nesta mensagem.

Mas este e-mail é digno de nota, porque muitas empresas entendem errado.

Elogie e elogie. Comunique as expectativas de forma clara e com estilo. Aprenda com as críticas. Coloque todos na mesma página.

 

Créditos: inc.com

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