O consumidor de 2020

Com os anos, um grande número de pessoas vem mudando seu comportamento e seus hábitos de consumo. A forma como se consumia há 30 anos não é nada parecido com hoje. Observamos claramente essas mudanças em uma grande maioria das áreas de mercado, mesmo que ainda com um número pequeno. Na verdade, isso só demonstra que essas mudanças a partir daqui serão de formas mais planejadas e conscientes.

Hoje já conseguimos notar diversas mudanças na forma de consumo. Exemplos, são marcas que se importam verdadeiramente com  meio ambiente, criando negócios mais sustentáveis, tanto ecologica como economicamente.

A WGSN é  pioneira na criação de uma biblioteca on-line de tendências globais. E recentemente lançou uma previsão sobre a forma de consumo até 2020. Na amostra do white paper WGSN sobre O Consumidor do Futuro 2020, são apontados fatores globais determinantes para um nova forma de consumo. Esses fatores globais são:


As novas vozes do consumidor

A força do 5G

O capitalismo comunitário


De forma resumida, podemos dizer que estamos caminhando para esse novo cenário, constituído por reformulações de formas de consumo e vivência atual. Sobre os consumidores, o que se espera é uma confiança maior quanto ao seu poder próprio (social e economicamente falando), não se apoiando tanto no governo e, em grupos pequenos, indo em busca de uma satisfação cultural menos patriotista e mais local. Espera-se o início da era da inteligência híbrida – a soma da inteligência humana (IH) com a inteligência artificial (IA).


Para as empresas, o cenário é de oportunidades para aquelas que procurarem entender de forma específicas grupos étnicos,  e valorizarem os grupos locais, incentivando mais ainda o que já vemos hoje, que é a sustentabilidade. Varejistas e outros terão que focar em estratégias para estarem em multiplataformas e trabalharem com a realidade aumentada.


Se ficou interessado em saber mais a fundo sobre essa pesquisa, é só clicar aqui e ler o white paper completo.

Conteúdo mais antigo Conteúdo mais recente

0 Comentários

Ainda não há comentários. Publique agora!

Comentar

Por favor, note que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados