Quero uma franquia. Por onde começar?

Uma pessoa que adquire uma franquia passa a contar com o know-how, marcas registradas e outros benefícios. Tudo muito bonito, mas existem muitas dúvidas sobre termos desconhecidos e como acontece todo esse processo. É aí que surge a dúvida:

Por onde começar?

Descubra aqui. Vou te contar.

Franquia


Optar por uma franquia é uma maneira conveniente para a pessoa que deseja começar seu próprio negócio mas que não deseja começar tudo sozinho ou do zero, por diversos motivos.

 

  • Começar um negócio do zero dá mais trabalho

Iniciar um negócio totalmente do zero exige uma aplicação de esforços bem maiores que uma aplicação de esforços bem maiores que comprar uma franquia, pois se assim fosse, você teria que fazer todos os processos que um dia uma rede de franquia já passou, como: pesquisar o mercado, ter uma ideia de negócio, definir uma meta financeira, estruturar a marca, resolver questões fiscais, fazer uma plano de negócios, e muitas outras coisas.

Esses são passos que você evita escolhendo uma franquia, pois assim, seu tempo é investido e coisas muito mais sólidas, maiores. É como se você pegasse carona com alguém que já está indo para onde você deseja.


  • Não ter tido um negócio antes

Muitas pessoas que começam um negócio do zero já possuem experiências com os ramos desejados, ou possuem habilidades que facilitarão o processo. E muitas pessoas também não conseguem se imaginar tendo uma franquia pois acreditam não ter habilidades para estarem envolvidos nos negócios. Mas a verdade é que  quando uma pessoa adquire uma franquia, ela recebe também treinamentos, suporte e assistência que sem dúvidas farão diferença no dia-a-dia do franqueado.

  • Já começar com um negócio de sucesso

Uma franquia  já consolidada possui um alto reconhecimento de sua marca, e com isso, benefícios como estar na frente de empresas independentes (que não são franquias). Optar por uma franquia é já começar grande, em avanço. Claro que o franqueado terá dificuldades, mas serão investimentos de horas para lidar com situações mais avançadas, como falei antes.

 

Até aqui já deu para você ter noção de alguns motivos que fazem as pessoas escolherem  por franquias.

 

Talvez você se encaixe em um dos 3 ( ou não, afinal, são diversos motivos). E é possível que você esteja um pouco perdido sobre por onde começar. Você precisa ter em mente que essa é uma decisão e um passo muito importante em sua vida, então é preciso critérios. Mas para começar…

 

 

Faça perguntas a si mesmo

Conhecer a si mesmo é a melhor forma para tomar as decisões mais conscientes, sem extremismos e sem ser passado para trás por propostas ilusórias.


Onde estão suas paixões?

Identifique suas habilidades ou as coisas pelas quais você é apaixonado. Com isso, você pode entender qual será sua posição em uma franquia, pois você pode operar o próprio negócio atendendo os clientes ou contratar pessoas para isso. Algumas pessoas se sentem bem estando em contato direto com pessoas, são mais comunicativas. Outras preferem os bastidores. Descubra o que você gosta mais.

 

Qual o seu tempo livre?

É bobagem você deixar o seu emprego imaginando que ficará de pernas para o ar apenas vendo seu dinheiro aumentando na conta. Claro que se você contar com uma equipe e não precisar operar o negócio será um pouco diferente, mas você não pode descartar que precisará acompanhar o desenvolvimento da franquia, afinal, é o seu negócio.


Quais foram os fatores importantes para os franqueados de sucesso?

Tente entrar em contato com pessoas que tiveram sucesso e também algumas que lutaram. Isso fará você amadurecer mais ainda.

Pergunte a eles quais foram seus fatores de sucesso.

Quais foram os desafios que eles tiveram que superar?

O que eles fariam diferente?

E, claro, quanto tempo demorou para eles se equilibrarem?

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros”. (A. Cury)

 

Você receberá apoio do franqueador?

É ótimo ter seu próprio negócio, mas, melhor ainda é não estar sozinho.

Descubra quanto apoio você receberá do franqueador.

Quais foram as experiências de outras pessoas quando as coisas ficaram difíceis? Quanto apoio eles ofereceram aos outros franqueados?

 

Qual a sua intenção?

Ao adquirir uma franquia, você assina um contrato que tem validade de alguns anos, estipulado pela franqueadora. É necessário que você pense a longo prazo e reconheça as suas intenções.

Você está planejando deixar a franquia para seus filhos?

Se esse negócio der certo você deseja adquirir outras franquias?

Tenha essas questões respondidas em mente.

 

Esses são os primeiros passos para quem deseja ter uma franquia, independente de quando. É normal haver muitas dúvidas sobre o Franchise. Para entender melhor, separamos as perguntas frequentes que as pessoas fazem sobre franquias. Leia o mini e-book para ficar inteirado! ;)

Conteúdo mais antigo Conteúdo mais recente